Esse trabalho já vem sendo feito desde de Setembro de 2008 e segue ate os dias atuais, a ASTRAM, que utiliza as águas do rio para realizar o transporte marítimo entre Valença e Cairu, tomou a iniciativa da construção de um projeto de RETIRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS que polui o leito e as margens do rio. O projeto contou de imediato com a parceria do Ministério Publico Estadual, que autorizou a sua execução.
O árduo trabalho teve inicio com as retiradas de grandes quantidades de pneus velhos, garrafas pet, restos de embarcações, sacolas plasticas e outros objetos poluentes que estava ha anos adormecidos nas margens e no leito do rio.
Esse trabalho também é uma ação de auxilio a saúde publica. Apos a retirada do lixo das margens do Rio Una, os números de roedores, insetos diminuíram consideravelmente. O trabalho inclusive contribui para a diminuição de casos de dengue, haja vista que muitos pneus velhos e que se encontravam acumulando água de chuva foram retirados.
Ate agora, mais de 300 caçambas de lixo já foram retirada pela ASTRAM. O trabalho tem o reconhecimento de toda a comunidade e recebe aplausos de turistas do mundo inteiro que visitavam a nossa região. Paralelo a vários bairros periféricos de Valença, evitando assim, transtornos com alagamentos em período de chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário